ENTRAI PELA PORTA ESTREITA

TEXTO BÍBLICO: “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.” (Mateus 7:13-14)

INTRODUÇÃO

Diariamente somos levados a tomarmos decisões. Essas decisões podem ser simples e triviais, enquanto, outras podem ser difíceis e complexas. São simples, como por exemplo: qual roupa irei usar durante o dia; ou o que iremos comer no café da manhã. Ou mais complexas, como: qual curso estudar; qual profissão escolher. Todo o dia temos que tomar decisões. Nos versículos mencionados acima, Jesus aborda essa característica inerente a condição humana.

Nos versículos 13 e 14, do capitulo 7, do evangelho de Mateus (Sermão da Montanha), Jesus diz a multidão que há apenas dois caminhos (portas) a serem escolhidos. Um desses caminhos, é estreito, apertado, mas leva ao céu. Enquanto, o outro caminho, é largo, espaçoso, porém o seu fim é a perdição e morte eterna. Devemos escolher qual caminho seguir, e a qual Senhor obedecer.

 

ENTRAI PELA PORTA LARGA (CAMINHO ESPAÇOSO)

A porta larga simboliza um caminho de fácil acesso, onde muitos o seguem. O caminho largo, é o caminho do pecado, dos desejos da carne. Este caminho, porém, nos leva para longe dos ensinamentos de Jesus. Nos leva a buscar desejos egoístas, prazeres momentâneos e os valores do mundo.  

Nesse caminho tudo é permitido, mas o fim é a perdição, e a condenação eterna.

 

ENTRAI PELA PORTA ESTREITA (CAMINHO APERTADO)

A porta estreita representa um caminho mais difícil, que exige esforço, renúncia e abnegação. Aqueles que escolhem esse caminho, devem negar a si mesmo, tomar sua cruz e seguir os princípios de Jesus. Poucos são os que escolhem este caminho, mas ele leva a vida eterna.

Nesse caminho lutamos constantemente contra as nossas vontades, nossos desejos. Numa luta constante entre a carne e o espirito.

 

OBRAS DA CARNE VS FRUTO DO ESPIRITO

Durante a nossa jornada cristã somos atormentados por um conflito interno: a luta entre a carne e o Espirito. A nossa carne prefere as coisas desse mundo, aquilo que pode satisfazer o momento, o agora. O Espirito é diferente. Ele anseia por aquilo que é eterno, imensurável, inefável. O apostolo Paulo, em Gálatas 5:16-26, nos apresenta uma clara distinção entre as “obras da carne” e o “fruto do espirito”, oferecendo um guia para discernirmos nossos impulsos e buscarmos uma vida alinhada com a vontade de Deus.

  • Obras da carne
  1. Prostituição
  2. Impureza,
  3. Lascívia
  4. Idolatria
  5. Feitiçarias
  6. Inimizades
  7. Porfias
  8. Ciúmes
  9. Iras
  10. Discórdias
  11. Dissensões
  12. Facções
  13. Invejas
  14. Bebedices
  15. Glutonarias
  • Fruto do Espírito
  1. Amor
  2. Alegria
  3. Paz
  4. Longanimidade
  5. Benignidade
  6. Bondade
  7. Fidelidade
  8. Mansidão
  9. Domínio Próprio

 

A vida cristã é uma batalha constante entre a carne e o Espírito. Não somos perfeitos e, muitas vezes, falhamos. No entanto, o Espírito Santo nos capacita a resistir às tentações e a cultivar o fruto em nossas vidas. Mas precisamos escolher diariamente, andar pelo Espírito.

 

COMO VIVER PELO ESPÍRITO E NÃO PELA CARNE?

  • Buscar a Deus em oração e leitura da Bíblia
  • Submeter nossos desejos à vontade de Deus
  • Andar em Espírito
  • Confessar nossos pecados e buscar o perdão de Deus
  • Buscar auxílio da Igreja

CONCLUSÃO

A escolha entre a porta estreita, ou a porta larga é diária. Assim também como a escolha entre as obras da carne e o fruto do Espírito é diária. Essas escolhas diárias definirão o nosso futuro. Se seremos conduzidos a vida eterna, ou, conduzidos a perdição.

Que possamos buscar a cada dia o caminho apertado e o fruto do Espírito, como Jesus nos orientou.

“Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.” (Mateus 7:13-14)

Rolar para cima